quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Passado, O Presente e O Futuro

O passado recente da actividade do nosso clube tem sido muito gratificante para todos os que o estimam e apoiam.
De facto, a AD Isave conseguiu, ao longo da sua curta existência, caracterizar a sua presença no panorama do andebol nacional com um trabalho de grande qualidade ao nível da formação desportiva.
Outros mais autorizados farão balanço mais completo e pormenorizado mas nós, enquanto Amigos da AD Isave, não podemos deixar de, sem falsas modéstias, ressaltar alguns dos êxitos desportivos que foram sendo alcançados pela AD Isave ao longo das suas apenas três épocas de actividade.
Para além do Título Nacional da 2ª Divisão alcançado pela equipa sénior na presente temporada sob o comando do Nuno Santos e do Professor Pedro Ferreira, podemos referir o brilhantismo da conquista do acesso à primeira divisão no escalão de iniciados que foi conseguido na época transacta pelo Professor Paulo Cunha e pelos seus pupilos, bem como o acesso, na presente temporada, da equipa de juvenis à primeira divisão da competição neste escalão na próxima época.
De seguida podem visionar o vídeo publicado no YouTube do último jogo da 2ª Fase - Zona 1 do Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos da 2ª Divisão e apreciar alguma da qualidade do trabalho que os nossos atletas desenvolveram ao longo da presente época.



Sob o comando do professor Paulo Cunha, os nossos juvenis conseguiram, para além da conquista do direito desportivo a participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na próxima época, atingir o 2º posto da classificação na Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis da 2ª Divisão, tendo-se sagrado Vice Campeões Nacionais da categoria.
Também os iniciados fizeram, sob o comando do Professor Vítor Bastos, um campeonato na 1ª Divisão de forma tranquila, atingindo, de forma inequívoca, os objectivos que estavam estabelecidos para a presente época, ou seja, a manutenção na 1ª Divisão Nacional.
Não só conseguiram materializar esse objectivo como foram evidenciando uma grande evolução técnico-táctica ao longo do ano, dando um ar da sua graça ao vencerem com mérito várias equipas de clubes que fazem escola no andebol nacional.
No que aos infantis diz respeito, é de salientar que a equipa da época transacta, liderada pelo Professor Jorge Rodrigues, conseguiu com brilhantismo atingir a 3ª Fase da competição, tendo, em Lagoa, atingido a 3ª posição da geral, com os mesmos pontos do 2ª classificado e a apenas 1 ponto do AC Lagoa, vencedor desta Fase da Competição e, posteriormente, Vice Campeão Nacional no escalão de Infantis.
Foram, portanto e em termos meramente teóricos, a 7ª equipa nacional de infantis.
Na presente época, também liderados pelo Professor Jorge Rodrigues, os nossos infantis participaram com grande brio e qualidade na Fase Final que se realizou na Póvoa de Lanhoso e atingiram o 3º posto da classificação geral, logo atrás do ADC Benavente que terminou a competição com o mesmo número de pontos.
Conseguiram, portanto, e também em termos meramente teóricos, ser a 3ª melhor equipa de infantis a nível nacional, o que, atendendo ao nosso curto historial, naturalmente muito nos orgulha.
Sem negar a possibilidade de se ter verificado uma ou outra falha que julgamos, a ter acontecido, não terá tido grande significado, pensamos que a organização da Fase Final do Campeonato Nacional de Infantis que decorreu na Póvoa de Lanhoso foi um sucesso organizativo.
A avaliar pela moldura humana que envolveu o evento ao longo dos seus quatro dias de realização e o ambiente de salutar convívio entre todos os participantes, julgamos ter sido uma aposta ganha na promoção e divulgação da nossa modalidade.
Estamos gratos a todos os participantes pela simpatia e compreensão, bem como pelos apoios que recebemos para a realização do evento, nomeadamente por parte da Associação de Andebol de Braga, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e outras forças vivas do nosso Conselho.
Aproveitamos para endereçar a partir daqui os parabéns à equipa de Infantis do ABC de Braga And SAD pela conquista do Título Nacional de Infantis.
Estamos certos de que os seus atletas, bem como todos os das restantes equipas, jamais esquecerão os bons momentos que passaram na Póvoa de Lanhoso.
Ainda no que diz respeito ao sucesso do projecto de formação em andebol na Póvoa de Lanhoso, não podemos deixar de evidenciar o facto de o nosso clube ter cedido aos trabalhos da Selecção Regional de Iniciados da Associação de Andebol de Braga, liderada pelo Nuno Santos e pelo Professor Pedro Ferreira, vários atletas, dois dos quais fizeram parte da delegação que participou na Fase Final do Torneio Nacional de Selecções Regionais e se sagraram Campeões Nacionais de Iniciados ao serviço da Selecção de Braga.
Também no escalão de Infantis, o nosso clube foi representado na Selecção Regional da Associação de Andebol de Braga, Selecção esta que, liderada também pelo Nuno Santos e pelo Professor Pedro Ferreira, ganhou o Torneio Nacional de Selecções Regionais de Infantis Masculinos.
O presente do nosso clube é de grandes transformações, transformações estas que esperamos e acreditamos, darão continuidade com sucesso ao percurso desportivo brilhante que o projecto de formação em andebol na Póvoa de Lanhoso tem percorrido ao longo dos seus curtos 3 anos de existência.

Quanto ao futuro...

...bem, esse a Deus pertence.

5 comentários:

Anónimo disse...

incerto.

Anónimo disse...

aliciante?!

Anónimo disse...

Não deixem cair este grupo. O futuro está nas vossas mãos.

Anónimo disse...

Agora que mudou para Balaio ficam com a oportunidade de refazer o projecto na secretaria, por que no terreno já conseguiram grandes resultados. Bem hajam os atletas e treinadores.

Anónimo disse...

Maria Balaio!! (espero que dure mais tempo...)