sábado, 6 de junho de 2009

Fases Avançadas

Esta mensagem será actualizada com as informações disponíveis relativamente aos resultados obtidos pelas nossas equipas na Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos da 2ª Divisão e na 3ª Fase do Campeonato Nacional de Infantis Masculinos.


Juvenis - Fase Final


Dia 5 de Julho

Os juvenis "entraram com o pé esquerdo" na Fase Final ao perderem o confronto frente ao Ginásio Clube do Sul, tendo o resultado final ficado em 33-30.
Apesar de terem estado "dentro" do jogo até ao seu final, acabaram por não conseguir ultrapassar as dificuldades que lhes foram colocadas por uma equipa que, a par com uma corpulência claramente superior, se apresentou mais madura e experiente.
Pese embora este facto, terão jogado com grande empenhamento e entrega, o que indicia, por um lado, que estão a aproveitar esta oportunidade para evoluírem o seu nível de jogo e, por outro lado, que a grande juventude de grande parte dos nossos jogadores permite esperar uma grande margem de progressão, a qual se deverá revelar num futuro próximo.
Vamos aguardar pelo jogo de hoje, frente à equipa de Moimenta da Beira, para podermos ter a percepção dos "estragos" ou "arranjos" que este arranque menos feliz terão produzido na nossa equipa.
Pela parte que nos toca, estamos firmemente convencidos de que poderemos contar com eles para nos representarem dignamente e que, independentemente do resultado do jogo, irão para o balneário com a camisola "suada".
Força rapazes e boa sorte.

Dia 6 de Julho

Os juvenis venceram o desafio de hoje frente à equipa de Moimenta da Beira por 34-31 e amanhã defrontam o GC Universal.
Apesar do resultado positivo obtido hoje, já não será possível, mesmo que vençam o jogo de amanhã e que o GC do Sul perca a partida frente à equipa de Moimenta da Beira, atingir o 1º lugar da classificação geral uma vez que o GC do Sul já venceu duas vezes e venceu a equipa do Isave no confronto directo.
Em todo o caso, esperamos para amanhã uma boa prestação da nossa equipa, o que a traduzir-se numa vitória corresponderá à obtenção do 2º posto da classificação da Fase Final, o que representa, atendendo à juventude da equipa, um excelente resultado e a promessa de um futuro risonho para este excelente lote de atletas.

Dia 7 de Julho

Ao contrário do que anteriormente referimos, ainda havia a remota possibilidade de a nossa equipa de juvenis atingir o 1º lugar da classificação final. Para isso ser possível tinham que vencer o jogo de hoje frente ao GC Universal por, pelo menos, 8 golos de diferença e esperarem pela derrota do Ginásio Clube do Sul, frente à equipa de EA Moimenta da Beira, no 2º jogo desta 3ª e última jornada.
Apesar de terem vencido o jogo frente ao GC Universal, a diferença no resultado "ficou curta", pois venceram por apenas 6 golos de diferença, tendo o resultado final ficado em 27-33, a favor da equipa do Isave.
Assim, apesar da vitória alcançada, não foi possível atingir o 1º lugar, o qual foi ocupado no final da competição pela equipa de EA Moimenta da Beira, graças à vitória por 33-28 que conseguiu obter no último jogo desta Fase Final.


Balanço da Participação


Embora tenham ficado a apenas dois golos de poderem festejar o Título Nacional de Juvenis da 2ª Divisão, a participação dos nossos rapazes nesta fase final foi muito meritória e valeu a pena, quando mais não fosse, pela qualidade das experiências que acumularam.
Tiveram uma participação muito empenhada e orgulharam a camisola do Isave, ao mesmo tempo que honraram e dignificaram a juventude da Póvoa de Lanhoso, tendo terminado na 2ª posição da tabela classificativa, com os mesmos pontos (7) do 1º e do 3º classificados.
O Título, numa competição que se pautou por um grande equilíbrio no valor das equipas, acabou por assentar bem na equipa de EA Moimenta da Beira, que juntou ao mérito um pouco mais de felicidade do que a concorrência.
Um bem haja para os nossos adversários e até para o ano, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Infantis - 3ª Fase



Dia 5 de Julho

Também os nossos infantis "entraram com o pé esquerdo" na 3ª Fase ao perderem o confronto frente ao CF os Belenenses, ficando o resultado final em 31-30.
Tendo estado a perder durante toda a primeira, cometeram várias falhas no ataque e apresentaram pouca eficácia defensiva.
A poucos segundos do final da 1ª parte uma perda da posse de bola resultante de precipitação inviabilizou a possibilidade de conseguirem o empate a 14 golos e possibilitou ao Belenenses a obtenção do golo 15, tendo-se ido para intervalo com o marcador a 15-13, a favor da equipa de Belém.
Na segunda parte os nossos atletas entraram em campo com vontade de dar a volta ao resultado e conseguiram recuperar, tendo levado o jogo para uma toada de parada e resposta, com o marcador a alternar a favor de uma e outra equipa.
No último terço da 2ª parte conseguiram conquistar alguma vantagem e colocaram-se a ganhar por 3 golos de diferença mas, de seguida, algumas situações de jogo, características neste escalão, num contexto que não lhes foi favorável, permitiu ao Belenenses colocar-se novamente em vantagem por três golos de diferença.
Os nossos atletas não desistiram de correr atrás do resultado e, apesar da habilidade dos seus adversários para controlarem o tempo de jogo conseguiram ainda reduzir a diferença para apenas 1 golo.
A obtenção da posse da bola no meio campo a cerca de 3 segundos do final acabou por inviabilizar a conversão em golo do último remate do desafio.
Em jeito de balanço, podemos referir que os nossos atletas melhoraram a sua eficácia defensiva e ofensiva na segunda parte, tendo-lhes faltado apenas um pouco mais de concentração nos minutos finais e um pouco da “sorte” do jogo para conseguirem atingir a vitória.
Vamos aguardar pelo resultado do jogo de hoje frente ao GC de Santo Tirso para sabermos o que ainda podemos esperar da sua participação nesta 3ª Fase.

Dia 6 de Julho

Os infantis defrontaram hoje a forte equipa do GC de Santo Tirso e, mais uma vez, faltou-lhes a "pontinha de sorte" que os podia levar à vitória. Foram para intervalo a ganhar por 15-13 e estiveram a vencer durante quase toda a 2ª parte. Na "ponta final", duas lesões na equipa do Isave permitiram que o GC de Santo Tirso conseguisse equilibrar a partida, passando para a frente. Apesar das limitações, a nossa equipa empatou a cerca de 1 minuto do fim mas, com 20 segundos e a posse de bola, não teve a felicidade de conseguir marcar o golo que ditaria a vitória. O jogo terminou com o empate a 20-20. Este resultado não possibilita ambicionar a obtenção da 1ª posição da classificação final que daria o acesso directo à Fase Final. O objectivo agora é conseguir melhorar a brilhante prestação realizada pela equipa de infantis no ano transacto na 3ª Fase que teve lugar em Lagoa, ao atingir o 3º posto da classificação geral.
Para este ano ainda se encontra em aberto a possibilidade de atingir o 2º posto e a nossa equipa vai continuar a lutar por esse objectivo. Embora os resultados até agora obtidos (uma derrota por 31-30 e um empate por 20-20) não nos permitam atingir o primeiro posto da classificação na jornada que falta realizar, os objectivos estabelecidos para a participação nesta Fase da competição estão a ser integralmente cumpridos.

Dia 7 de Junho

Uma vitória do GC Santo Tirso sobre o CF os Belenenses colocaria a equipa do norte na primeira posição da classificação final e dar-lhe-ia o apuramento para a fase final, ao mesmo tempo que nos permitiria, caso vencessemos a equipa do Sporting Clube da Horta, atingir o 2º posto.
Nada disto aconteceu. Num jogo de fortes emoções, o CF os Belenenses empatou a 26 golos com o GC de Santo Tirso e garantiu assim o "passaporte" para a Fase Final que se vai realizar na Póvoa de Lanhoso no Final de Junho.
A nossa equipa, já apenas com a possibilidade de atingir o 3º posto da classificação, consentiu, depois de ter estado a vencer por margem confortável, um empate ao Sporting Clube da Horta a 20-20.
Considerando os objectivos da participação da equipa nesta Fase da Competição e afastada que estava a possibilidade de atingir o 1º lugar, o treinador "deu" minutos de jogo a todos os elementos da equipa e, esse facto, aliado à vontade "ferrenha" dos miúdos do Sporting Clube da Horta para tentarem ganhar o jogo, acabou por ditar o resultado final e por confirmar o 3º lugar da classificação geral para a equipa do Isave.


Balanço da Participação


Uma derrota e dois empates soube a pouco face à qualidade que a nossa equipa evidenciou ao longo da competição, nomeadamente ao perder por apenas um golo frente ao 1º classificado e ao empatar com o 2º a 20 golos.
Esperamos que esta experiência tenha trazido muitos e bons ensinamentos aos nossos jovens atletas da equipa de Infantis.
Eles têm qualidade e capacidade para fazerem mais e melhor. Esperamos que as experiências que acumularam lhes permitam ganhar um pouco mais de "garra" e determinação e desejamos-lhes uma boa participação na Fase Final que terá lugar na Póvoa de Lanhoso a 25, 26, 27 e 28 de Junho.


Até lá.

4 comentários:

Anónimo disse...

Allezz isave. Não fomos campeões mas mostramos que somos grande equipa

Anónimo disse...

grandes foram muito grandes.

Anónimo disse...

Estes Juvenis são os vice-campeões de Portugal. Viva...

Anónimo disse...

Um notável trabalho, muito bom.